Pular para o conteúdo principal

Moqueca Capixaba

Foto: Victor Nogueira

Aprenda a fazer essa deliciosa iguaria capixaba
Essa receita é a original tirada do site da Prefeitura Municipal de Vitória.

Fabio ama prepara-la para os amigos, mas como estamos fora sempre temos que fazer algumas adaptações por falta dos ingredientes originais, o tipo de peixe, o urucum, a pimenta, a panela de barro e até mesmo o limão que dependendo do país não encontramos com tanta facilidade.
Gostamos muito de agregar camarões intercalando com o peixe e os temperos, que tambem fica maravilhoso.
Bom aproveitem, façam em casa e se deliciem.

Rendimento: prato para 6 pessoas.

Ingredientes
• 1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado);
• 3 maços de coentro;
• 3 maços de cebolinha verde;
• 2 cebolas brancas (pequenas);
• 3 dentes de alho;
• 4 tomates;
• 3 limões;
• azeite de oliva;
• sementes de urucum;
• pimenta-malagueta;
• óleo de soja ou algodão;
• sal fino;
• farinha de mandioca. (para o pirão)

Modo de fazer

- Limpe bem o peixe, corte-o em postas de 5cm de largura, lave-o com limão e deixe-o em uma vasilha com água de sal fraca. Separe a cabeça para preparo do pirão.
- Soque juntos o alho e o sal.
- Em uma panela de barro (grande), coloque um pouco de óleo de soja ou de algodão (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher) e adicione a massa obtida no socador, passando-a no fundo do recipiente.
- Retire as postas de peixe da vasilha com água e sal. Vire as postas de um lado para outro na panela, arrumando de modo que não fiquem umas por cima das outras.
- Corte o coentro, o tomate e a cebola e os coloquem, intercalando com o peixe, por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com azeite e suco de limão.
- À parte, frite, em um pouco de óleo quente, uma colher (sopa) de sementes de urucum. Depois de fritas, retire-as. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco desse óleo por cima do peixe para dar cor. Quando começar a abrir a fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada.
- Verifique o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com o auxílio de um pedaço de pano grosso para que as postas de peixe não agarrem no fundo. Quando for à mesa, salpique coentro picadinho.
- Como complementos da moqueca capixaba são indispensáveis o arroz branco, o pirão e o molho.

Pirão
- Use os mesmos temperos da moqueca, reduzindo-os à metade. Aproveite a cabeça do peixe ou uma das postas, previamente separada para esse fim. Proceda da mesma forma, desta vez adicionando de três a quatro copos de água ao peixe.
- Quando estiver cozido, escorra e o desfie. Junte o peixe ao caldo novamente, deixe ferver e, quando estiver no ponto máximo de fervura, vá jogando a farinha de mandioca lentamente para não embolar, mexendo aos poucos com um garfo. Pronto o pirão, corte o coentro e o espalhe por cima antes de servir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camarão Internacional (versão Coco Bambu)

Existem muitas variações do Camarão Internacional, e uma muito famosa e apreciada é a servida no Restaurante Coco Bambu - SP. Então porque não prepara-la em casa também?!  Segue a receita passada por eles com passo a passo do preparo, para você também poder deliciar-se. Divirta-se e qualquer duvida, escreva ai embaixo. Dany D. Mor Camarão Internacional Ingredientes: 500g Camarão limpo Limão a gosto para passar no camarão 300g Presunto picado 300g Mussarela picada Mussarela fatiada para cobrir 01 lata Ervilha 03 xic. Arroz cozido 400g Creme de leite 01 copo Requeijão 02 colh sopa Manteiga Batata Palha a gosto Sal e pimenta a gosto   Passo a Passo:

Milanesa a La Argentina

Me animei em preparar  Bife Milanesa a "La Argentina". Aqui em Buenos Aires, se come muito Milanesas , é a comida do dia a dia , normalmente se encontra em restaurantes o tradicional prato de Milanesa servido com Batatas Fritas ou Pure de batatas, ou dentro do pão como sanduiche. A receita foi passada por Liliana , uma senhora que me ajuda aqui em casa, ela explicou o passo a passo de como se prepara a tradicional milanesa , e disse que normalmente em casa se preparam muitas milanesas fritas para o almoço, as que sobram guardam para noite, coloca-se rodelas de tomate, uma fatia de queijo e presunto e leva ao forno e já esta pronto o jantar, ou simplesmente as colocam em um pão com alface e maionese e já esta pronto um bom sanduiche para o lanche. É um prato pratico, economico e "muy rico", existem alguns restaurantes especializados em Milanesa como "El Club de la Milanesa", onde se come uma boa milanesa Argentina, existem diversas opções desde...

Sanduiche de Forno - Fácil e Delicioso!

Hoje publico uma receitinha muito fácil de ser elaborada. É deliciosa, e será um sucesso no seu café da manhã de sabado, café da tarde... A qualquer hora... Trata-se de um sanduíche-torta feito a base de pão de forma. Ingredientes: 1 pão de forma sem casca 2 ovos 1 xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de margarina 50g de queijo parmesão ralado 1 tomate em rodelas bem fina 1 cebola em fatias bem finas 250g de queijo mussarela 250g de presunto ou apresuntado Sal, pimenta, orégano, azeite e vinagre para temperar Modo de Preparo: No liquidificador, bata os ovos, o leite, a margarina e o queijo parmesão ralado. Unte um refratário médio e cubra o fundo com as fatias de pão de forma. Coloque 1/3 da mistura, fatias de presunto e de queijo, fatias de tomate temperado com sal, pimenta, azeite e vinagre e fatias de cebola. Cubra com o restante do pão e por cima de tudo despeje o restante de mistura líquida. Polvilhe com parmesão ralado e oregano e leve ao forno pré-aquecido (...