Pular para o conteúdo principal

Comida Nordestina - Baião de Dois - Feira de São Cristovão



Feira de São Cristovão - Feira de tradiçoes nordestinas localizada no bairro de São Cristovão - Rio de Janeiro/Brasil.

Meu marido é simplesmente apaixonado por um baião de dois com carne de sol, então sempre que vamos ao Rio, temos que dá uma passadinha por lá, para matar a vontade de comer um bom baião de dois feito como no Nordeste do Brasil.



A feira atrai em média 250 mil visitantes por mês, tem cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.
A formação cultural do Nordeste, gerou a mais diversificada culinária do Brasil.
Tudo na Feira de São Cristóvão é feito igualzinho, como no Nordeste, porque a maioria dos expositores são nordestinos. Baião de Dois; Pato no Tucupi; Acarajé; Carne de Sol com Baião de Dois; Xinxim de Galinha II; Acaçá; Jabá com Jerimum, Acarajé; Bacalhau à Moda Baiana; Bobó de Camarão; Bucho à Moda Baiana; Casquinha de Siri I; Casquinha de Siri II; Ensopado de Camarão e Coco; Filés de Carne Seca à Moda Baiana; Quibebe; Moqueca de Lagosta; Moqueca de Peixe; Risoto de Coco; Risoto de Coco e Camarão; Risoto com Carne-de-Sol; Sarapatel; Carne de Sol com Macaxeira, Vatapá; Vatapá Maranhense; Xinxim de Galinha.

Gostamos muito de um restaurante que tem lá chamado Barraca da Chiquita, tem um excelente atendimento e a comida é maravilhosa.

Se estiver no Rio, não deixe de conhecer, vale a pena conferir esse pedaço do Nordeste Brasileiro bem no meio do Sudeste.

Receita: Baião de dois
Ingredientes:
1/2 kg de feijão verde (ou de corda)
1 paio cortado em rodelas ou cubinhos
Bacon picado em cubos
Carne de sol ou carne seca picadinhas ou desfiadas
1 cebola picada pequeninha
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de coentro e cebolinha picada
2 xícaras e 1/2 (chá) de arroz lavado e escorrido
150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas ou cubinhos

Modo preparo:
1.Deixe o feijão de molho de véspera
2.No dia seguinte cozinhe-o juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria.
3.Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora (no meio do cozimento acrescente o paio)
4.Em outra panela doure a cebola e o alho, no óleo
5.Junte o bacon e a carne e frite um pouco.
6.Junte o coentro e a cebolinha.
6.Acrescente o feijão já cozido e em seguida o arroz feito de vespera.
7.Misture bem, cubra com as fatias de queijo ou misture os cubinhos.
9.Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo
10.Sirva acompanhado de carne-de-sol e aipim frito.

Site Feira de São Cristovão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camarão Internacional (versão Coco Bambu)

Existem muitas variações do Camarão Internacional, e uma muito famosa e apreciada é a servida no Restaurante Coco Bambu - SP. Então porque não prepara-la em casa também?!  Segue a receita passada por eles com passo a passo do preparo, para você também poder deliciar-se. Divirta-se e qualquer duvida, escreva ai embaixo. Dany D. Mor Camarão Internacional Ingredientes: 500g Camarão limpo Limão a gosto para passar no camarão 300g Presunto picado 300g Mussarela picada Mussarela fatiada para cobrir 01 lata Ervilha 03 xic. Arroz cozido 400g Creme de leite 01 copo Requeijão 02 colh sopa Manteiga Batata Palha a gosto Sal e pimenta a gosto   Passo a Passo:

A melhor Broa de Milho - by Chef Bianor Dias

Broa de milho e um cafézinho não tem preço! E essa Broa então... é simplesmente incrível. Então se prepare porque essa receita é daquela que você faz e quando vê já esta sentado na mesa comendo a melhor Broa da sua vida.  Essa tarde foi mais que especial, visita do meu pai e irmão aqui em Campo Grande-MS. Meu irmão Bianor sempre teve um pé na cozinha, mas daquele jeito super divertido, e prático... que eu amo! E ele preparou essa receita, que de tão boa fizemos 2 versões. Fizemos de 02 maneiras - Uma usando milho em lata e a outra usando espigas de milho. (se você tiver facilidade de conseguir as espigas de milho, faça com elas, o sabor é muito superior.)  Ingredientes - Broa de milho - (Espigas de milho) 3 espigas de milho  3 ovos 150ml óleo 300ml de leite 90gr de açúcar 50gr parmesão ralado 300gr de Kimilho flocão 100gr coco ralado em flocos 1 tampinha de pó royal Opcional: Requeijão (coloque colheradas sobre a massa já no tabuleiro antes de assar) Ingredientes com espiga de milho

Sanduiche de Forno - Fácil e Delicioso!

Hoje publico uma receitinha muito fácil de ser elaborada. É deliciosa, e será um sucesso no seu café da manhã de sabado, café da tarde... A qualquer hora... Trata-se de um sanduíche-torta feito a base de pão de forma. Ingredientes: 1 pão de forma sem casca 2 ovos 1 xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de margarina 50g de queijo parmesão ralado 1 tomate em rodelas bem fina 1 cebola em fatias bem finas 250g de queijo mussarela 250g de presunto ou apresuntado Sal, pimenta, orégano, azeite e vinagre para temperar Modo de Preparo: No liquidificador, bata os ovos, o leite, a margarina e o queijo parmesão ralado. Unte um refratário médio e cubra o fundo com as fatias de pão de forma. Coloque 1/3 da mistura, fatias de presunto e de queijo, fatias de tomate temperado com sal, pimenta, azeite e vinagre e fatias de cebola. Cubra com o restante do pão e por cima de tudo despeje o restante de mistura líquida. Polvilhe com parmesão ralado e oregano e leve ao forno pré-aquecido (