Pular para o conteúdo principal

Ervas - saiba como usa-las melhor.

As Ervas dão um aroma e/ou sabor especiais aos pratos, mas são tantas que as vezes não sabemos como usa-las e onde usa-las, segue algumas dicas com que tipo de prato combinam.

1. Manjericão - Erva fina de odor marcante, o manjericão combina muito bem com tomate, berinjela, abobrinha, frango e vitela. Como o calor diminui seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita.

2. Louro - A folha de Louro é um dos componentes do "Bouquet Garni". O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines.
Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato.

3. Cebolinha -
Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos.
A cebolinha faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão

4. Coentro -
O coentro é uma das ervas mais usadas no nordeste brasileiro. Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com o peixe, frutos do mar, frango e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.

5. Tomilho -
Muito apreciado nas cozinhas européias, o tomilho é um elemento importante do "Bouquet Garni". Seu perfume lembra a "Provence", região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes vermelhas e terrine.

6. Dill - Com o sabor voltado para o anis, ele combina muito bem com peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.

7. Erva Doce - As folhas da Erva Doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco.

8. Alho - O alho é utilizado em todo o mundo. Seu sabor combina muito com carne, peixes e legumes. O alho tem uma utilização muito ampla na culinária nacional.

9. Azedinha - Um tempero muito usado na Europa durante a primavera, pode ser consumida cozida ou crua. Seu sabor ácido da um toque todo especial nas saladas.

10. Raiz-Forte - A raiz-forte é sem dúvida uma erva picante, seu nome já o diz. Utilizada principalmente para realçar maioneses e molhos que acompanham carnes frias. Também é muito usada na culinária japonesa.

11. Manjerona -
Considerada indispensável na cozinha mediterrânea, a manjerona combina com carnes, tomates, batata e arroz. Muito parecida com o orégano, a manjerona tem um aroma mais fino do que o seu concorrente, associando-se mais facilmente a outras ervas.

12. Menta - A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro, ervilha e batatas. Em outras regiões ela é usada em saladas, em sorbet, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

13. Orégano -
Indispensável no preparo de pizzas, o orégano é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.

14. Salsa - Conhecida como salsinha, a salsa além de ser decorativa acrescenta cor e sabor aos omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas. São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de buquê, e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.

15. Alecrim -
É certamente uma das ervas mais perfumadas, seu aroma se associa muito bem com o cordeiro, o porco, o frango, a vitela e o fígado. Quando usado fresco, pode servir de decoração.

16. Sálvia - A Sálvia serve para perfumar as carnes, principalmente a carne de porco, o coelho e a vitela. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e lingüiças. Vai muito bem com carnes grelhadas e com molhos.

17. Estragão - Usado no preparo de molhos, pratos com ovos, frango, saladas e sopas. O estragão tem um gosto picante que ajuda a realçar alimentos sem sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos.

:) Dany

Comentários

  1. Danyyy... Adorei saber sobre as ervas... aqui.... me fale sobre os temperos em geral...pois quando vou ao mercado fico querendo comprar vários temperos mas não sei onde usa-los...kkkkk... adoro comprar temperos... mas não sei usar... Bjokas... Mana maior estou com saudades!!! Flávinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Camarão Internacional (versão Coco Bambu)

Existem muitas variações do Camarão Internacional, e uma muito famosa e apreciada é a servida no Restaurante Coco Bambu - SP. Então porque não prepara-la em casa também?!  Segue a receita passada por eles com passo a passo do preparo, para você também poder deliciar-se. Divirta-se e qualquer duvida, escreva ai embaixo. Dany D. Mor Camarão Internacional Ingredientes: 500g Camarão limpo Limão a gosto para passar no camarão 300g Presunto picado 300g Mussarela picada Mussarela fatiada para cobrir 01 lata Ervilha 03 xic. Arroz cozido 400g Creme de leite 01 copo Requeijão 02 colh sopa Manteiga Batata Palha a gosto Sal e pimenta a gosto   Passo a Passo:

Bolo de Aipim com Coco

Meu lindo estava a dias com vontade de comer bolo de aipim com coco e buscando uma receita, encontrei uma que muito me animou no blog "Mdemulher" e fui em busca dos ingredientes. Ultimamente tenho visto em vários supermercados aipim e coco para vender aqui em Buenos Aires, em pouca quantidade disponivel, mas está fácil encontrar, porém os preços desses ingredientes são carissimos por aqui comparado com os preços do Brasil, em pensar que no Brasil podemos encontrar o coco a R$1,00, aqui paguei quase 20 pesos ou seja em um coco dei R$9,00. Fiz esse bolo a noite, pois meu lindo queria participar e deixei para fazermos juntos. Ele me ajudou muitooo... ralando o aipim e o coco. (E pode acreditar é a parte mais dificil dessa receita), pois ela é muito simples e fácil de fazer. bjs a todos e bom final de semana. Ingredientes . 4 ovos . 2 xícaras (chá) de açúcar (para quem gosta não muito doce sugiro 1 1/2 xic.) . 1 kg de mandioca crua ralada . 1 coco médio triturado ...

Pudim de Leite Condensado

Quero dividir com vocês e registrar o primeiro pudim da minha "Hermana menor". Minha irmã mais nova a Flavinha, tinha acabado de se casar, e ela e seu esposo Diogo foram passar a lua de mel no Peru-Lima, naquela época estavamos morando em Lima, era inverno e foi maravilhoso tê-los em nossa casa. Minha irmã, até então não muito experiente na cozinha, resolveu fazer umas aulas de como fazer alguns quitutes básicos e fundamentais na vida de qualquer "dona de casa". Entre tantas receitinhas uma delas foi o tradicional e delicioso "Pudim de Leite Condensado" . Que ela arrasou... Ingredientes: Forma redonda pequena. 3 ovos 1 lata de leite condensado 1 lata de leite Essência de baunilha (opcional) calda: 09 colheres (sopa)de açucar 3 a 4 colheres (sopa) de Agua Modo de fazer: Acenda o forno em fogo mediano para que se esquente enquanto preparamos a receita. Calda: Coloque o açucar em uma panela e mexa em fogo medio até que o açucar vire u...