5 de fev de 2012

Manjar de Coco com calda de Amoras


Essa delicia, foi feita exclusivamente para o nosso visitante ilustre, meu querido irmão Wagner.
Como aqui na Argentina é fácil encontrarmos o leite de coco e coco ralado resolvi fazer uma sobremesa que me lembra muito o Brasil, o Manjar de Coco.
Como não encontrei as ameixas, resolvi fazer a calda de uma outra fruta que nessa época é facil encontrarmos por aqui nos supermercados "AMORAS", chamada aqui simplesmente de "MORAS", ficou deliciosooo.

Segue abaixo a receita e algumas fotos.

Ingredientes:

1 litro de leite
1 garrafinha de Leite de Coco (1 xicara)
100gr de coco ralado
8 colheres de sopa Amido de Milho (Maizena)
4 a 5 colheres de sopa açucar (ou 1 xicara de leite condensado)*
Opcional: Essencia de Coco ( o cheiro fica mais intenso)

Calda:
100gr a 150gr de amoras
1 colher de sopa de açucar (vai provando, se você preferir uma calda mais doce, coloque um pouco mais de açucar e ajuste ao seu gosto)

Preparo:
Em uma panela coloque todos os ingrediente, misture de forma a dissolver o amido no leite, acenda o fogo e continue mechendo até engrossar, depois que engrossar mecha por mais uns 4 minutos e desligue o fogo. Coloque em uma forma de pudim ou em forminhas individuais e leve a geladeira** por 3 horas a 4 horas.

Calda: (separe umas 3 amoras enteiras para enfeite)
Em uma panela coloque as amoras e o açucar, em fogo medio mecha até formar uma calda não muito grossa, desligue o fogo coloque em uma vasilha e leve a geladeira, até o momento de desenformar o Manjar. (evite machucar muito as amoras elas se desmacharam um pouco, mas não amasse-as, apenas mecha cuidadosamente com uma colher)

Desenforme em um prato grande e coloque a calda por cima do manjar.

* Eu prefiro usar o açucar, pois o manjar fica mais branquinho.
** Eu gosto de tapar com um plastico, tampa ou prato a forma para não ressecar a parte que fica exposta ao frio da geladeira.

Nao precisa untar a forma, a gordura contida no leite de coco faz com que ele solte perfeitamente, não se preocupe se não desenformar fácil, é sacudir um pouco que ele solta lindamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Desenvolvido por - AB-Designs