12 de fev de 2012

Torta de maça. Delicia!!




Gente, meu amor adora torta de maça, sempre que saimos, no momento da sobremesa, se no cardapio tiver essa opção sem duvida é nela que ele vai.
Então aproveitando que meu irmão Wagner estava nos visitando preparei uma delicia de maçã para comermos.
Com visita é melhor fazer essas receitas, porque tem mais um pra comer... e eu e meu lindo não engordaremos (ops...) comeremos tudooo sozinhos...kkkkk

Saudade Wagner... bjinhos e lembre-se da dieta do coelho para voltar a forma depois de tantos doces, facturas e sorvetes... (risos)

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
150 g de manteiga ou margarina culinária gelada, cortada em pedaços
4 a 6 colheres (sopa) de leite (ou água)

Misture a farinha, o açúcar e a manteiga com dois garfos ou um amassador de batatas até obter uma farofa. Adicione o leite aos poucos e amasse delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos.

Recheio
1,5 kg de maçãs
1/3 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
Uva passas (a gosto)
Suco de 1 limão de preferencia siciliano
gema de ovo (para pincelar)

1) Faça uma mistura com os ingredientes secos.
2) Descasque e fatie as maçãs em fatias finas ou grossas (como preferir), acrescente o limão e depois a mistura acima aos poucos, mecha. Deixe descansar para formar caldo.



Montagem da torta:
1) Divida a massa em duas partes. Abra em superfície enfarinhada com um rolo na espessura de 3 mm.

2) Forre o fundo e as laterais de uma forma ou pirex de 24 cm de diâmetro sem untar, deixando uma borda em excesso para enrolar depois com a parte superior. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Apare as laterais ou decore.

3) Pincele com a gema. Asse em forno pré-aquecido a 160°C (fogo baixo) por cerca de 45 minutos ou até dourar. Sirva quente acompanhada de uma bola de sorvete de creme.



Dicas:
- Assim que descascar e fatiar as maçãs, passe imediatamente pelo limão para não escurecerem.
- O preparo da massa é simples, melhor ainda com processador, mas pode ser feita manualmente e também congelada, em discos abertos prontos para receberem recheio.
- O forno não deve estar muito quente para que as maçãs assem uniformemente.
- Se não quiser preparar a massa, voce pode comprar pronta. Nos supermercados vendem tanto a massa folhada como a filo em discos.
- Nessa receita fiz uma experiencia usando açucar mascavo em uma parte da torta, ficou maravilhoso, se tiverem façam com essa variação também, vale a pena.

Bjss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Desenvolvido por - AB-Designs