8 de ago de 2012

Canjicão caseiro - Doce tipico da culinária Brasileira.

Canjicão finalizado.


Cajicão, hummm... A dias que meu marido estava cantando para eu preparar um... Essa semana fui ao mercado e me animei e comprei os ingredientes.

Aqui em Buenos Aires a canjica é conhecida como "Maiz blanca" e é facilmente encontrada, porém, eles tem o costume de prepara-la em receita salgada. Um prato muito famoso por aqui é o "Locro", para mim é tipo a dobradinha do Brasil, leva um feijão branco, canjica, bucho, linguiça, e outras carnes.

Esse prato é tradição nas "Festas Patrias", praticamente todos os restaurantes porteños colocam em seu cardápio. Esse ano eu provei, não gosto muito de dobradinha, mas tinha que experiementar para saber como era, principalmente devido ao uso da canjica, e confesso que gostei...

...Mas, confesso, que prefiro mais o nosso famoso canjicão, preparado em diversas partes do Brasil, principalmente nas Festas Juninas. Seja de coco puro, seja com amendoim... amoooo ele docinho.

Dessa vez preparei ele branco pois o meu marido prefere sem amendoim. Comprei o amendoim, para colocar a parte, apesar de não ser a mesma coisa.
Abaixo coloca a receita sem amendoim e com amendoim, para vc escolher a que melhor lhe agrade. bjss a todas.

Ingredientes Canjicão de coco:
- 1 pacote de 500g de canjica branca
- 1 litro de leite integral
- 1 lata de leite condensado
- 1 vidro de leite de coco
- 150g de coco ralado
- 2 pauzinhos de canela
- Cravos (uns 6 cravinhos) ou anis estrelado também dá um toque especial.

Modo de preparo:
Lave bem a canjica e deixe de molho de um dia para o outro, ou por 2 a 3 horas em agua morna.

Coloque a canjica em uma panela de pressão e cubra com água, leve ao fogo por 20 minutos depois de apitar. Abra a tampa, confira se já está bem macia, se sim escorra a água e reserve, se faltar um pouco, adicione um pouco mais de agua e deixe cozinhar mais alguns minutos.

Eu estava sem a minha panela de pressão e preparei em panela comum, se for o seu caso, escolha uma panela grande, e cubra a canjica com agua e deixe cozinhar, de vez em quando mexa, e adicione mais agua ou o proprio leite, até que a canjica fique bem macia, em média 2 horas em fogo médio a alto.

Misture o leite condensado ao leite, adicione o leite de coco, o coco ralado e os paus de canela, em uma panela grande ou na propria panela de pressão junte a canjica bem cozida e deixe ferver até engrossar a seu gosto, confira se está doce a seu gosto e ajuste com açucar caso goste dela mais docinha.
(Pode ser necessário acrescentar um pouco mais de leite pois cada canjica tem seu ponto)Deve ficar levemente cremoso, mas ainda líquido. Caso vá servir fria, deixe mais líquida ainda.


Ingredientes para o Canjicão com amendoim:
além dos ingredientes citados acima vai...
- Amendoim torrado (quantidade suficiente, a gosto)
- Algumas Paçocas dão um sabor delicioso ou uma lata de cajuzinho pronto da nestlé é uma deliciosa dica.
- Sugiro tirar o coco ralado, e usar apenas o leite de coco, para o amendoim "reinar".

Derreta a lata de cajuzinho em leite quente e acrescente o leite de condensado, a canjica e os outros ingredientes.
Leve até ferver, mechendo de vez em quando, até engrossar. Prove, se precisar, acrescente açúcar a gosto.


2 comentários:

  1. Oi Dany,
    Gostei muito de sabor do "locro" a dobradinha de canjica.
    Quanto ao canjicão é delicioso e muito saudável, este ficou no ponto certo adoro.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Olá Dany,
    Muito gostosa a receita acima mensionada, fiz ficou uma delícia. Fiz com amendoim, leite condensado, côco ralado, ficou uma delícia. Topppppp. Bjs...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Desenvolvido por - AB-Designs