Pular para o conteúdo principal

Bolinho de Bacalhau

Receita de familia. A familia do meu esposo é portuguesa e é tradição sempre a fartura de bacalhau nas festas de fim de ano e semana santa. Segue uma receita que eu simplesmente amo de paixão, bolinho de bacalhau, sequinho e crocante por fora e suculento por dentro, que minha sogra e meu esposo fazem com perfeição.

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes:
1,5 kg de Bacalhau
1 kg de batatas brancas
salsa a gosto picadinha
cebola branca picadinha
Pimenta do reino
2 claras de ovos
Azeite de oliva Extra virgem
Óleo para fritura
Azeitonas*




Modo de Preparo:

Dessalgar o Bacalhau, aferventá-lo e tirar a pele e espinhos. Desfiar o Bacalhau**. Cozinhar as batatas, amassá-las e misturá-las ao bacalhau, de preferência com as mãos. Acrescentar a salsa picada, a cebola, a pimenta, as claras batidas em neve e misturar delicadamente. Untar as mãos com azeite e enrolar os bolinhos. Frite em óleo abundante e bem quente. Sirva com azeite de oliva extravirgem.

* Quem gosta de azeitonas pode colocar uma azeitona dentro dos bolinhos, e frita-los, fica muito gostoso.

** Dica pratica: coloque os pedaços do bacalhau em um pano de prato limpo dobre o pano e esfregue com as mãos, ao abrir o pano, o bacalhau estará todo desfiado.

- Pode ser servido como um petisco em reunião de amigos ou como uma entrada em um jantar.
Jantar: Uma dica de cardápio é bolinho de bacalhau, arroz branco, salada de feijão fradinho com bacalhau e como prato principal uma boa bacalhoada regada de bastante azeite de oliva.


Comentários

  1. Oi meu nome é luiz maia e gostaria muito de fazer um curso de gastronomia no Peru. Vc pode me ajudar indicando algumas escolas interessantes de cursos bons? meu email é gm.luiz@gmail.com por favor me ajude, gostaria muito de concretizar isso.
    abraço e parabéns pelo trabalho

    \ \ /
    luiz

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz,
    Aqui no Peru você encontrará uma escola de culinária em cada esquina, tem muitas opções, para qualquer nivel de investimento, algumas bem caras como a Le Cordon Bleu - www.cordonbleuperu.edu.pe
    e outras mais accessiveis e muito boas como o Instituto Columbia - http://www.columbia.edu.pe/spanish/hms/principal.htm.
    Obrigada pela visita e boa sorte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Camarão Internacional (versão Coco Bambu)

Existem muitas variações do Camarão Internacional, e uma muito famosa e apreciada é a servida no Restaurante Coco Bambu - SP. Então porque não prepara-la em casa também?!  Segue a receita passada por eles com passo a passo do preparo, para você também poder deliciar-se. Divirta-se e qualquer duvida, escreva ai embaixo. Dany D. Mor Camarão Internacional Ingredientes: 500g Camarão limpo Limão a gosto para passar no camarão 300g Presunto picado 300g Mussarela picada Mussarela fatiada para cobrir 01 lata Ervilha 03 xic. Arroz cozido 400g Creme de leite 01 copo Requeijão 02 colh sopa Manteiga Batata Palha a gosto Sal e pimenta a gosto   Passo a Passo:

Milanesa a La Argentina

Me animei em preparar  Bife Milanesa a "La Argentina". Aqui em Buenos Aires, se come muito Milanesas , é a comida do dia a dia , normalmente se encontra em restaurantes o tradicional prato de Milanesa servido com Batatas Fritas ou Pure de batatas, ou dentro do pão como sanduiche. A receita foi passada por Liliana , uma senhora que me ajuda aqui em casa, ela explicou o passo a passo de como se prepara a tradicional milanesa , e disse que normalmente em casa se preparam muitas milanesas fritas para o almoço, as que sobram guardam para noite, coloca-se rodelas de tomate, uma fatia de queijo e presunto e leva ao forno e já esta pronto o jantar, ou simplesmente as colocam em um pão com alface e maionese e já esta pronto um bom sanduiche para o lanche. É um prato pratico, economico e "muy rico", existem alguns restaurantes especializados em Milanesa como "El Club de la Milanesa", onde se come uma boa milanesa Argentina, existem diversas opções desde...

Comida Nordestina - Baião de Dois - Feira de São Cristovão

Feira de São Cristovão - Feira de tradiçoes nordestinas localizada no bairro de São Cristovão - Rio de Janeiro/Brasil. Meu marido é simplesmente apaixonado por um baião de dois com carne de sol, então sempre que vamos ao Rio, temos que dá uma passadinha por lá, para matar a vontade de comer um bom baião de dois feito como no Nordeste do Brasil. A feira atrai em média 250 mil visitantes por mês, tem cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel. A formação cultural do Nordeste, gerou a mais diversificada culinária do Brasil. Tudo na Feira de São Cristóvão é feito igualzinho, como no Nordeste, porque a maioria dos expositores são nordestinos. Baião de Dois; Pato no Tucupi; Acarajé; Carne de Sol com Baião de Dois; Xinxim de Galinha II; Acaçá; Jabá com Jerimum, Acarajé; Bacalhau à Moda Baiana; Bobó de Camarão; Bucho à Moda Bai...