26 de jan de 2011

Abacate / Palta - Receita de Guacamole


Abacate é uma fruta muito saborosa e sua safra vai de fevereiro a junho.
Aqui no Peru ninguem que eu conheça gosta de vitamina de abacate, aquela tradicional no Brasil batida com leite e açucar, fui pesquisar, e descobri que o Brasil é um dos únicos lugares do mundo que se come o abacate como doce. No resto do mundo, o abacate é consumido salgado, em patês, saladas, sanduíches e até em molhos.
Uma das receitas salgada mais conhecidas por aqui é o "guacamole" de origem mexicana. O abacate é rico em vitamina E, sais minerais, glutationa, e usado contra o reumatismo, gripe, osteoporose, eliminação dos gases, digestivo, laxativo, gota, doenças renais, da pele e do fígado, bem como para acelerar a cura de fraturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês. É ainda um potente antioxidante, além de ser rico em gorduras monoinsaturadas que aumentam o bom colesterol (HDL) e diminuem os colesterol ruim (LDL).


GUACAMOLE

Ingredientes:

2 abacates maduros, mas não muito moles
2 tomates sem pele e sem sementes
1 dente de alho
1 cebola
1 pimenta dedo de moça sem sementes (se quiser mais picante, deixe as sementes)
1 colher (sopa) de coentro (ou salsa)
1 limão
Sal a gosto

Obs: Opcionalmente pode-se acrescentar um copo de requeijão cremoso. Fica ótimo.

Modo de Preparo:

Abra os abacates, retire os caroços e raspe bem toda a polpa. Coloque-a dentro de uma vasilha. Pique bem picado(quadradinho),os tomates, o alho e a cebola e junte ao abacate. Amasse até formar uma pasta bem homogênia. Tempere com limão, sal e coentro ou salsa. Se optou pelo requeijão, incorpore no final. Sirva com tacos ou Doritos.

Um comentário:

Deixe seu comentário

Desenvolvido por - AB-Designs