26 de jan de 2011

Bolinho de Bacalhau

Receita de familia. A familia do meu esposo é portuguesa e é tradição sempre a fartura de bacalhau nas festas de fim de ano e semana santa. Segue uma receita que eu simplesmente amo de paixão, bolinho de bacalhau, sequinho e crocante por fora e suculento por dentro, que minha sogra e meu esposo fazem com perfeição.

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes:
1,5 kg de Bacalhau
1 kg de batatas brancas
salsa a gosto picadinha
cebola branca picadinha
Pimenta do reino
2 claras de ovos
Azeite de oliva Extra virgem
Óleo para fritura
Azeitonas*




Modo de Preparo:

Dessalgar o Bacalhau, aferventá-lo e tirar a pele e espinhos. Desfiar o Bacalhau**. Cozinhar as batatas, amassá-las e misturá-las ao bacalhau, de preferência com as mãos. Acrescentar a salsa picada, a cebola, a pimenta, as claras batidas em neve e misturar delicadamente. Untar as mãos com azeite e enrolar os bolinhos. Frite em óleo abundante e bem quente. Sirva com azeite de oliva extravirgem.

* Quem gosta de azeitonas pode colocar uma azeitona dentro dos bolinhos, e frita-los, fica muito gostoso.

** Dica pratica: coloque os pedaços do bacalhau em um pano de prato limpo dobre o pano e esfregue com as mãos, ao abrir o pano, o bacalhau estará todo desfiado.

- Pode ser servido como um petisco em reunião de amigos ou como uma entrada em um jantar.
Jantar: Uma dica de cardápio é bolinho de bacalhau, arroz branco, salada de feijão fradinho com bacalhau e como prato principal uma boa bacalhoada regada de bastante azeite de oliva.


2 comentários:

  1. Oi meu nome é luiz maia e gostaria muito de fazer um curso de gastronomia no Peru. Vc pode me ajudar indicando algumas escolas interessantes de cursos bons? meu email é gm.luiz@gmail.com por favor me ajude, gostaria muito de concretizar isso.
    abraço e parabéns pelo trabalho

    \ \ /
    luiz

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz,
    Aqui no Peru você encontrará uma escola de culinária em cada esquina, tem muitas opções, para qualquer nivel de investimento, algumas bem caras como a Le Cordon Bleu - www.cordonbleuperu.edu.pe
    e outras mais accessiveis e muito boas como o Instituto Columbia - http://www.columbia.edu.pe/spanish/hms/principal.htm.
    Obrigada pela visita e boa sorte!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Desenvolvido por - AB-Designs