14 de nov de 2012

Tem Focaccia na cozinha...

A focaccia é um típico pão italiano que pode levar uma série de "coberturas" ou simplesmente ervas, azeite e sal grosso. Como a massa apresenta um sabor bem neutro pode-se caprichar nas coberturas, mas nunca esqueça de regar com um bom azeite e sal grosso antes de levar ao forno.



Ingredientes: (Essa é uma adaptação da original Italiana que leva azeite de oliva ao invés de manteiga)
500 g de farinha de trigo
250ml de leite integral, morninho
40g de manteiga sem sal
50 g de açúcar refinado
30 g de fermento biológico fresco
5 g de sal refinado


Ingredientes cobertura:
Tomate seco (quantidade necessaria)
Calabreza (Aqui em Buenos Aires o mais proximo que encontrei é o Chorizo Colorado - sabor parecido)
Sal grosso
Azeite de oliva... muito azeite.

Colocando a mão na massa:
- Dissolver o fermento em um pouco de leite morno (cuidado com a temperatura do leite, se estiver quente demais "mata" o fermento)
- Incorporar os demais ingredientes e trabalhar (sovar) a massa até obter uma mistura bem macia, mas que desgrude dos dedos.
- Deixar a massa descansar em recipiente untado com azeite, coberta com um pano de prato limpo e umido, por 30 minutos, ou até dobrar de volume.
- Após isso, transfira a massa para uma assadeira untada com azeite e com as mãos estique a massa até que cubra toda a assadeira.
- Novamente deixe fermentar por 30 minutos ou até que dobre de volume.
- Faça furos com a ponta dos dedos, coloque a cobertura desejada, regue com azeite, salpique sal grosso e leve ao forno (180º C) até dourar.

Obs.1: não acrescente toda a farinha de uma só vez, coloque 3/4 da quantidade e, se necessário, acrescente o restante. Lembre que a massa deve ficar bem macia....só coloque farinha necessária para não grudar nas mãos. Isso garantirá que, após assada, a focaccia permaneça bem macia.




 














Sugestão de coberturas: tomates frescos ou secos, lascas de parmesão, azeitonas, aliche, coração de alcachofra, cebola fatiada crua, ervas, toucinho frito em cubos, alho poró refogado......etc, etc....azeite e sal grosso.

Bjss e anime-se... é uma delicia.

Um comentário:

  1. Bom dia Dany,
    Muito apetitosa a foccacia, colorida, linda e deliciosa, boa receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Desenvolvido por - AB-Designs