Pular para o conteúdo principal

Creme Catalão / Crema Catalana

Essa receita vi no blog Erva doce e canela, e muito me animei a fazer... E eis o resultado do meu primeiro Creme Catalão, na tradução original Crema Catalana.

Ficou maravilhoso, o sabor e o aroma que a canela e o limão dão, é inexplicável, com a camada da açúcar caramelizada então... Adorei!




Curiosidade:

"La Crema Catalana" é muito parecida ao Creme Brulée, porém a origem do creme brülée é controversa e suspeita, essa sobremesa apareceu na França pela primeira vez em 1691, no livro do Chef François. Para os espanhóis a versão francesa do Creme Brulée é um plágio da Crema Catalana, que garantem ter criado no século XVII.

Ingredientes:

600 ml de Leite
4 gemas
100 gr de açúcar (para quem não gosta de muito doce, sugiro diminuir para 80 gr)
40 gr de Maizena
1 Limão
1 pau de canela



Modo de fazer:

Levar ao fogo 500 ml de leite, a canela e a casca do limão e assim que levantar fervura desligue. Retirar a canela e a casca do limão e reserve.

Bater as gemas com o açúcar e adicionar a Maizena dissolvida nos 100 ml restantes do leite, misture tudo muito bem; Junte aos poucos o leite quente, envolvendo bem.

Leve a fogo médio até engrossar, mexendo sempre.

Coloque em vasilhas individuais e leve a geladeira.

Na hora de servir, coloque uma camada de açúcar e com um maçarico queime a açúcar até ficar caramelizada.

Existe outras receitas que não levam a "Maizena", e é levado ao forno em banho Maria e depois a geladeira. Mas essa é simplesmente maravilhosa, experimentem... Deliciosa!







Sobre o Maçarico:

Caso você tenha acabado de comprar um, como eu, não se desesperem e nem desistam... tudo é questão de técnica, digo, pratica... e confesso que apanhei muitooo...kkkk... Queimei o açucar, me queimei... tive que insistir até então dominar o monstro... O próximo creio que ficará mais apresentável. Bjss

Comentários

  1. Oi Dany,
    Existem inúmeras receitas receitas que só fizeram sucesso após serem adaptadas e divulgadas na França, como provavelmente o delicioso crema catalana...
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. É muito bom!! Não imagino como será com o queimador de açúcar, porque não tenho, mas é super simples de fazer, económico e delicioso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gentem que receita incrível...deve ser muito gostoso e adorei a casca da laranja junto no creme...adoro!
    Parabéns...anotei!
    Bjs e desejo uma linda quinta-feira...
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Ficou lindo o teu creme. tenho-o na lista.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Dany preciso fazer esse creme, parece delicioso!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de sobremesa ,fiquei morrendo de vontade de experimentar a costelinha que você fez ficou divina.
    Adorei o seu blog beijos

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de sobremesa ,fiquei morrendo de vontade de experimentar a costelinha que você fez ficou divina.
    Adorei o seu blog beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,

    adorei sua visita. Também já estou te seguindo e gostei muito do que vi. Parabéns pelo blog.
    A cozinha está sempre pronta para receber os amigos. Volte sempre! Estarei te esperando.
    bjs,

    Verônica

    ResponderExcluir
  9. Nunca provei esse creme, mas fiquei cheia de vontade. Interessante a curiosidade e a birra dos espanhóis. Adorei. Seu creme ficou fabuloso.

    ResponderExcluir
  10. POr indicação da Andréa Mota vim aqui conhecer seu blog, e fiquei paradona nesse creme catalão. Delícia!
    Voltarei mais vezes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Dany,

    Comi essa sobremesa outro dia em um restaurante aqui em Buenos Aires. Vou fazer!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente esse creme catalão é bem parecido com o creme brulle. Bem, se é plágio ou não, o que importa é que os dois são cremes deliciosos. Parabéns, seu creme ficou lindo! Beijos, Paula

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Camarão Internacional (versão Coco Bambu)

Existem muitas variações do Camarão Internacional, e uma muito famosa e apreciada é a servida no Restaurante Coco Bambu - SP. Então porque não prepara-la em casa também?!  Segue a receita passada por eles com passo a passo do preparo, para você também poder deliciar-se. Divirta-se e qualquer duvida, escreva ai embaixo. Dany D. Mor Camarão Internacional Ingredientes: 500g Camarão limpo Limão a gosto para passar no camarão 300g Presunto picado 300g Mussarela picada Mussarela fatiada para cobrir 01 lata Ervilha 03 xic. Arroz cozido 400g Creme de leite 01 copo Requeijão 02 colh sopa Manteiga Batata Palha a gosto Sal e pimenta a gosto   Passo a Passo:

Milanesa a La Argentina

Me animei em preparar  Bife Milanesa a "La Argentina". Aqui em Buenos Aires, se come muito Milanesas , é a comida do dia a dia , normalmente se encontra em restaurantes o tradicional prato de Milanesa servido com Batatas Fritas ou Pure de batatas, ou dentro do pão como sanduiche. A receita foi passada por Liliana , uma senhora que me ajuda aqui em casa, ela explicou o passo a passo de como se prepara a tradicional milanesa , e disse que normalmente em casa se preparam muitas milanesas fritas para o almoço, as que sobram guardam para noite, coloca-se rodelas de tomate, uma fatia de queijo e presunto e leva ao forno e já esta pronto o jantar, ou simplesmente as colocam em um pão com alface e maionese e já esta pronto um bom sanduiche para o lanche. É um prato pratico, economico e "muy rico", existem alguns restaurantes especializados em Milanesa como "El Club de la Milanesa", onde se come uma boa milanesa Argentina, existem diversas opções desde...

Comida Nordestina - Baião de Dois - Feira de São Cristovão

Feira de São Cristovão - Feira de tradiçoes nordestinas localizada no bairro de São Cristovão - Rio de Janeiro/Brasil. Meu marido é simplesmente apaixonado por um baião de dois com carne de sol, então sempre que vamos ao Rio, temos que dá uma passadinha por lá, para matar a vontade de comer um bom baião de dois feito como no Nordeste do Brasil. A feira atrai em média 250 mil visitantes por mês, tem cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel. A formação cultural do Nordeste, gerou a mais diversificada culinária do Brasil. Tudo na Feira de São Cristóvão é feito igualzinho, como no Nordeste, porque a maioria dos expositores são nordestinos. Baião de Dois; Pato no Tucupi; Acarajé; Carne de Sol com Baião de Dois; Xinxim de Galinha II; Acaçá; Jabá com Jerimum, Acarajé; Bacalhau à Moda Baiana; Bobó de Camarão; Bucho à Moda Bai...