26 de nov de 2010

Lasanha a Bolonhesa

Meninas segue uma receita de Lasanha a Bolonhesa dada no curso de culinária Italiana, com algumas adaptações. Confiram abaixo a receita:



Ingredientes
Massa de lasanha da marca de sua preferencia ou faça a sua própria massa*
Carne moida (na receita original é orientado fazer com carne picadinha ao invés de moida.)
Cebola (picadinha em cubinhos bem pequenos - esse tipo de corte chama-se brunoise)
Alho (em brunoise)
Azeite de Oliva
Folhas de louro
Vinho tinto
Sal
Pimenta
Mussarela
Molho de tomate ou tomates maduros sem casca e sem semente em brunoise.
Azeitonas
Fondo de carne (caldo de carne feito com ervas aromaticas e carcaça da carne) pode ser substituido pelo Caldo de Carne em cubinhos usado pela maioria das donas de casas - nesse caso dissolva o cubinho em meia xicará de aguá quente.

Molho Bechamel
60gr de manteiga
60gr de trigo
1 litro de leite
Sal e Pimenta
Noz moscada

Preparação:
Molho carne:
Fazer um molho suculento com a carne moida, fritar a cebola e o alho com as folhas de Louro e sal no azeite em fogo baixo de forma que fiquem transparentes, vai hidratando colocando um pouco do fondo (caldo de carne), até ficarem transparentes, agrega o vinho tinho, deixe o alcool evaporar, agrega o molho de tomate ou tomates, deixe cozinhar um pouco e adicione a carne, deixe cozinhar bem, acerte o sal, e retire as folhas de luro. Reserve.

Molho Bechamel:
Em uma panela derreta a manteiga em fogo baixo, vai adicionando o trigo devagar e mechendo bem até virar uma pasta, depois agregue o leite bem devagar, e mechendo bem forte para não formar grumos, de forma que a pasta se dissolva no leite, continue a mecher sem parar, até dar ponto de creme, tipo um mingau. O molho não deve ficar nem muito mole e nem muito duro, adicione o sal, pimenta e noz moscada moida a seu gosto. ( A noz moscada é importante para dar aquele cheirinho bem caracteristico desse molho) Prove um poquinho para sentir se o trigo foi bem cozido.

Montagem:
Em um pirex faça uma camada de molho bechamel, massa, molho de carne, queijo mussarela de novo molho bechamel, massa, molho de carne, queijo e para finalizar massa, molho bechamel e queijo mussarela por cima. Decore e asse em forno préaquecido até ficar douradinha.



* Depois farei um post apenas com receitas de como fazer sua massa em casa.

Bjss Dany

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Desenvolvido por - AB-Designs